sábado, 27 de dezembro de 2008

ASSIM FALA O ENORME CAPITÃO



— Qual a sensação de chegar a 2009 como campeão de Inverno, algo inédito na sua carreira desde que representa o Benfica?
Nuno- O título de Inverno é algo simbólico. É evidente que é bom chegar a esta altura do ano na liderança, mas o título que conta é o que se alcança no final do campeonato, em Maio. Apesar do estímulo que tudo isto nos traz, não podemos perder de vista que, na verdade, ainda não ganhámos nada. Temos de redobrar esforços para garantir a defesa do primeiro lugar, até porque já se viu, nos últimos jogos, que temos pela frente mais adversários do que seria suposto.

— Crê que o Benfica está na rampa de lançamento para a conquista do título 2008/09?
Nuno- A melhor garantia de que estamos no caminho certo para a conquista do título é o empenho e o trabalho diários. Todos podem contar com esta atitude por parte dos jogadores. Este é o nosso principal objectivo e vamos persegui-lo de todas as formas.

— A entrada de jogadores de grande qualidade, como Suazo, Reyes ou Aimar, tornou mais difícil o seu acesso à titularidade indiscutível. Como reage a este fenómeno? Motiva-o ainda mais?
Nuno- É bom para o Benfica contar com jogadores de qualidade, o problema seria se vivêssemos uma realidade contrária. Não há indiscutíveis neste grupo e isso só beneficia a equipa. Estou hoje tão estimulado como sempre estive, porque aquilo que me estimula é vestir a camisola do Benfica! Essa deve ser a postura de qualquer atleta que vista esta camisola.

— O Nuno chegou ao Benfica já depois dos anos dourados da mística. Sente que volta a haver uma ambiência especial dentro do balneário ou isso ainda está longe?
Nuno- A responsabilidade de representar o Benfica é algo que todos sentimos, porque a história deste clube é demasiado grande para que alguém possa ficar indiferente a ela. Não vivemos da história, mas queremos fazer história e essa é a nossa responsabilidade! O facto de termos um presidente empenhado na recuperação dessa mística e um director desportivo que a simboliza faz-nos acreditar que estamos no bom caminho!

"Neste Benfica não jogam nomes"

— Este é o melhor plantel encarnado nos 11 anos em que mantém contacto directo com o Benfica?
Nuno_ Não vou fazer valorações desse tipo, sendo certo que o melhor plantel é sempre aquele que ganha! É sempre muito discutível comparar grupos. O que eu sinto é que temos um bom grupo de trabalho, com jogadores que estão concentrados em ajudar o Benfica, independentemente do nome. Neste Benfica não jogam nomes, jogam profissionais que têm a noção da responsabilidade, mas também do orgulho que é representar o Benfica!

— Hoje em dia, onde se sente mais confortável a jogar, a 9 ou a 10?
Nuno-Hoje, como sempre, sinto-me confortável a jogar!

"Ninguém rende o mesmo todos os dias"

— Como explica a inconstância de rendimento da equipa ao longo da época, de Atenas ao Funchal, por exemplo?
Nuno- A inconstância é algo próprio das pessoas. Ninguém rende o mesmo todos os dias, qualquer que seja a profissão. Agora, o que houve, em determinadas situações, foi uma variação muito grande em relação ao rendimento da equipa, e é isso que temos de corrigir. Por outro lado, não podemos esquecer que esta equipa teve várias entradas e novos responsáveis técnicos. Tudo leva o seu tempo a ganhar determinadas rotinas e dinâmicas. Não se altera tudo só porque essa é a nossa vontade! Se assim fosse era fácil!

— Sente que este ano há grandes diferenças entre Benfica, Sporting e FC Porto?
Nuno- Quero preocupar-me apenas com o Benfica. Não vale a pena olhar para o lado, nem para trás, o importante é concentrarmo-nos naquilo que temos de fazer. Se fizermos isso, no final vamos verificar que cumprimos o nosso objectivo!

— Quique Flores pode ser comparado a alguns dos técnicos com quem já trabalhou? Tem o quê, de quem?
Nuno- Qualquer comparação pode levar a algumas injustiças, e por isso prefiro não o fazer. Todos os técnicos tem as suas características e os seus modelos de trabalho. É evidente que o trabalho que toda esta equipa técnica tem desenvolvido deve ser destacado. Há novos métodos de trabalho, uma nova dinâmica. Sinto todos os jogadores motivados!

"Saber conviver com as críticas"

— As críticas de Quique Flores depois do jogo com o Metalist foram justas?
Nuno- Os jogadores devem saber conviver com os elogios, mas principalmente com as críticas. As grandes equipas e os grandes jogadores são aqueles que nos momentos difíceis conseguem reagir. Se o treinador assumiu a crítica, a única coisa que devemos fazer é ter a humildade de procurar corrigir aquilo que de mal foi feito. As críticas devem ser sempre encaradas como uma oportunidade para melhorar!

— Sem Taça de Portugal nem UEFA, o foco total na Liga é uma pressão acrescida?
Nuno- Não é uma pressão, é um estímulo. Jogar para o título é algo normal para quem aqui joga. O que não foi normal foi termos ficado de fora da UEFA da forma como ficámos, mas não vale a pena ficarmos 'agarrados' ao que fizemos mal no passado, o que vale a pena — repito — é analisar o que foi feito e corrigir para o futuro. Se o conseguirmos, como creio que vai acontecer — então a Taça UEFA terá deixado algo positivo neste grupo.

— Rui Costa está próximo da equipa? Como o vêem agora, como um dos vossos, ou como um dos «outros»?
Nuno- Só mudou de indumentária, mas continua a ser um dos «nossos» que passou a 'jogar' em outro campo.

— Rui Costa disse recentemente que a sua renovação será fácil. Qual é o ponto da situação e que arestas estão ainda por limar? É para breve?
Nuno- O que o Rui disse e eu posso confirmar é que há vontade de ambas as partes em manter esta ligação. Já o disse por diversas vezes que a minha vontade é terminar aqui a minha carreira, mas terminar sabendo que continuo a ser útil e que as pessoas reconhecem que continuo a ser uma mais-valia para o clube. Sinto que o Rui reconhece isso! Mas esse é outro dos assuntos que têm um local próprio para serem tratados e — apesar da vossa curiosidade que é compreensível — não é nos jornais. Quando houver novidades o clube anunciará!

"Sinto-me um privilegiado"

— Como avalia o apelo à exigência feito recentemente pelo presidente Luís Filipe Vieira?
Nuno- É normal, e é bom que todos tenhamos um grau de exigência grande. Os jogadores são os primeiros a saber do enorme esforço que todos os dias é feito pela SAD para garantir que nada falta aos profissionais do Benfica. Estamos num tempo em que todo o trabalho tem de ser avaliado. O presidente do Benfica tem toda a legitimidade ao exigir de todos os profissionais do clube o máximo empenho!

— Sente-se, por vezes, incompreendido pelo Terceiro Anel, um pouco à imagem do que acontecia nas décadas de 70 e 80, com Nené, o segundo melhor marcador de sempre da história do clube?
Nuno- O público tem sido fantástico e só espero que a equipa possa continuar a beneficiar do apoio que nos tem sido dado. Não me sinto incompreendido, sinto-me um privilegiado por poder fazer parte deste clube!

— Já cumpriu 350 jogos pelo Benfica. Sente-se já um símbolo do clube?
Nuno- Sinto-me apenas um jogador do Benfica, que quer ajudar e contribuir para os êxitos da equipa. Nada mais do que isso!

— Acredita no apuramento da Selecção Nacional para o Mundial de 2010?
Nuno- Temos de acreditar. Apesar do caminho nesta altura ser estreito, temos obrigação de continuar a pensar que é possível estar presentes na África do Sul. A nossa Selecção tem capacidade para dar a volta. Continuo a pensar que é possível!

— O que mudou com a saída de Luiz Felipe Scolari?
Nuno- Mudou o nome do seleccionador e naturalmente os métodos de trabalho. Ninguém põe em causa a capacidade de trabalho e a competência do professor Carlos Queirós.

— O que mais deseja para o ano de 2009?
Nuno- Sem dúvida, retribuir todo o carinho e apoio que os adeptos nos têm dispensado e poder oferecer-lhes o título de campeão.
...
GRANDE CAPITÃO!!!!

5 comentários:

  1. Fui o 37 000, eheeheheeheh

    PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS

    Cada dia que passa, maior é o teu sucesso
    E eu, como abes, fico muito feliz, por ti.

    Um grande beijinho, rainha da Blogosfera.
    .

    ResponderEliminar
  2. obrigado, obrigado, obrigado
    aguia_livre
    tu simplesmente não existes
    por isso gosto muito de ti, es um grande amigo
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar
  3. Pronto, mas eu dou o 37 mil e um, que também é um numero muito bonito!!!

    Continuar sempre assim cara Rainha, é o que se espera de quem tanto ama o noss AMADO!!!

    Jokas

    ResponderEliminar
  4. PARABÉNS FLOR!!!!!!!

    É pa!, estás imparável... como o nosso BENFICA!!!
    És a MAIOR. Como tu não há igual neste nosso Portugal eheheheh.
    Daqui a pouco tens toda uma CATEDRAL da LUZ em visitas.

    Continua assim, Rainha da blogosfera.

    ORGULHO em TI.


    beijinhos, fica bem.

    ResponderEliminar
  5. AI QUE ME ESQUECI DE COMENTAR O POST DO CAPITÃO!


    Claro que o nosso capitão tem sempre razão e quando fala diz o que tem a dizer, independentemente de se gostar ou não.
    É DOS NOSSOS!!!


    fica bem flor

    ResponderEliminar

Se vens aqui com a intenção de me ofender dá meia volta ao cavalo e vaza

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...