quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

COMUNICADO

Comunicado
A lucidez do Conselho de Redacção da Agência Lusa

São públicas as razões do Sport Lisboa e Benfica em relação ao diferendo que mantém com a Agência Lusa. Já invocámos intencionalidade e má fé, podíamos juntar, ainda, a falta de rigor na acção de um jornalista recém chegado à Lusa e da notícia por ele elaborada.

Não basta invocar o Direito à Informação quando, ao mesmo tempo, se incumprem os deveres inerentes. A notícia que originou toda esta situação é tão ostensivamente parcial, tão clara nos objectivos que persegue que nos perguntamos como é que o seu autor pode ter ‘abrigo’ num local que nos habituou a ser um bastião de objectividade, de rigor e imparcialidade.

A proibição de entrar nas instalações do Sport Lisboa e Benfica será, porventura, injusta, na exacta medida em que penaliza uma série de bons profissionais que nada tem a ver com o episódio em causa, que não concordam e não pactuam com as práticas denunciadas. Também eles são vítimas do comportamento do editor de desporto que assumiu funções no passado dia 1 de Novembro, mas cujo ‘histórico’ não deixa dúvidas a ninguém sobre a falta de isenção.

Apenas um exemplo:
“A RTP exibiu anteontem à noite (em prime time) um documentário sobre Pinto da Costa, intitulado ‘o bom, o mau e o vilão’ (o bom como se verá mais à frente estava naturalmente a mais) na qual terá sido a peça jornalística mais parcial da televisão portuguesa dos últimos anos, em que apenas pretendeu – e conseguiu – ridicularizar Pinto da Costa e o Porto.” Jornal de Notícias. Francisco J. Marques 10/3/2008.

Felizmente, o Conselho de Redacção da Agência Lusa, órgão que tem por finalidade defender o rigor, a isenção e a qualidade do serviço que a Agência presta, reconhece, em documento interno elaborado, mas ainda não divulgado, que a notícia em causa padece de vícios graves.

O Director de Informação, Luís Miguel Viana, que por inerência preside ao Conselho de Redacção, não subscreveu o documento, invocando discordar do conteúdo do mesmo. Nada que nos surpreenda, uma vez que o convite ao autor da notícia em causa, para integrar os quadros da Lusa, partiu deste.

Por esta razão – de carácter formal –, o Director de Informação da Agência Lusa evitou a divulgação deste documento, que, desta forma, se ficou por uma proposta de comunicado “apresentada pelos membros eleitos do CR”.

Até hoje, nem o editor de desporto em causa, nem o Director de Informação da Agência Lusa admitiram o erro ou a intencionalidade da acção, e muito menos se disponibilizaram – como era devido – a pedir desculpas ao Sport Lisboa e Benfica.

Continuamos serenos, à espera de um sinal – mínimo que seja – de boa fé por parte de quem teve comportamento tão pouco profissional, sem deixar de assinalar a ‘coragem’ do Conselho de Redacção da Agência Lusa.


----

A pedido do Conselho de Redacção da Agência Lusa, e porque o seu comunicado não é público, o mesmo foi retirado do site oficial do Sport Lisboa e Benfica.
..

POIS EU ACHO QUE O BENFICA PODE ESPERAR SENTADO
ESTÁ MAIS QUE CLARO QUE NEM O DIRECTOR DO DESPORTO E NEM O DIRECTOR DE INFORMAÇÃO IRÃO PEDIR DESCULPAS Á INSTITUIÇÃO SPORT LISBOA E BENFICA, OU SERÁ QUE AINDA RESTA DUVIDAS QUE O JORNALISTA EM QUESTÃO FOI LÁ COLOCADO A MANDO DO POLVO, COM O UNICO INTUITO DE ENXOVALHAR O BENFICA? CLARO QUE NÃO, OS TENTACULOS DO POLVO CORRUPTO ESTÃO-SE ALARGANDO CADA VEZ MAIS, PRECISAMOS URGENTEMENTE DE ALGUEM QUE TENHA OS TOMATES NO SITIO PARA CONSEGUIR DEMOLIR ESTA MAFIA QUE ESTA MAIS FORTE QUE A DE PALERMO!!
..

2 comentários:

  1. Sinceramente, às vezes penso que já vi de tudo, mas depois surgem estes episódios e começo a pensar, o que estará ainda para vir.
    O Benfica e bem não pactua com isto, logo, ou pedem desculpa,ou vão cheirar mal para outro lado, mai nada!

    ResponderEliminar
  2. Olá outra vez!! Acabei de passar por ti numa "loja" de decoração... lol

    Também acho que podemos esperar sentados por um pedido de desculpas, mas o que interessa é que para já os gajos não entram na Luz!!! E o mesmo deveria suceder a outros!! Isto está a mudar e estes gajos hão-de ir mamar para outro lado!!!

    CARREGA BENFICA!!!

    Fica bem

    ResponderEliminar

Se vens aqui com a intenção de me ofender dá meia volta ao cavalo e vaza

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...