domingo, 21 de setembro de 2008

A SOCIEDADE SECRETA DOS ARBITROS




Deve começar esta segunda-feira, 22 de Setembro, em Lisboa e no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado debate instrutório do caso da viciação das classificações dos árbitros nas épocas de 2002/2003 e 2003/2004, mais um processo “filho” do inesgotável filão do Apito Dourado.



Estão acusados o antigo presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Pinto de Sousa, outros dirigentes daquele conselho, seis árbitros, e observadores, num total de 16 pessoas.

Cinco anos depois, ninguém acertou contas com a Justiça e o “sistema” de arbitragem, com outras caras e outros nomes, prossegue como era nos bons velhos tempos do “bando dos 4 Pinto s” (o de Sousa, o da Costa, o Adriano e o Lourenço).O pequeno universo da arbitragem do futebol, à portuguesa, continua a ser uma espécie de sociedade secreta, que funciona em circuito fechado, a partir desta época com a agravante de as classificações dos árbitros das Ligas profissionais terem passado a ser secretas.

A partir de agora, nem os clubes nem os próprios árbitros podem ter acesso às suas classificações, o que constitui uma originalidade sem precedentes.

Por incrível que pareça, e apesar de, por exemplo, o presidente do Sporting, Soares Franco, já se ter insurgido contra a anormalidade, foram os próprios clubes que a aprovaram em recente assembleia-geral da Liga, por proposta do inefável sr. Vítor Pereira, o actual “patrão” dos árbitros.

Mas a maior originalidade desta sociedade secreta é o processo de classificação dos árbitros.

Para se ter uma ideia da manipulação dos números levada a cabo pela todo poderosa Comissão de Arbitragem presidida por Vítor Pereira, diga-se que, por exemplo na última classificação dos 25 árbitros de 1.ª categoria, a diferença entre o 1.º classificado (Jorge de Sousa, do Porto) e o 25.º e último (Vilas Boas, de Braga) era de apenas 0,26 pontos. Mas, entre o já citado 1.º, Jorge de Sousa e o 2º, um tal Olegário Benquerença, a diferença foi da indecifrável cifra de 0,006 pontos.

Quer dizer, após 30 jornadas do campeonato nacional de futebol, os 25 homens do apito da I Liga tinham sido tão iguaizinhos e todos tão bonzinhos, que não se distinguiam uns dos outros.

A questão é outra, claro. Com um processo de classificação destes, o sr. Vítor Pereira pode dispor como entender da classificação dos árbitros, ordenando os nomes como quiser, tanto podendo pôr o 1.º em 25.º como o 25.º em 1.º.Se tivermos em conta que, para um árbitro, é a classificação que dita o seu futuro e a sua carreira, imaginem o poder que Pereira reservou para si próprio e o uso arbitrário que com ele pode exercer.

Crónica de Rui Cartaxana

Grande crónica de Rui Cartaxana.

Haja alguem com "tomates", e sem papas na lingua para dizer algo que toda a gente sabe, que existe manipulação, e arbitariedade, na nomeação dos arbitros.
Senão veja-se: Jogos disputados entre Benfica e os corruptos, árbitro nomeado, Jorge Sousa do Porto, jogos importantes em que Benfica tem obrigatóriamente que vencer, árbitro nomeado, do Porto claro, que estranha coincidência...
O pior é que todos os clubes reclamam, reclamam, mas a verdade é que ninguem faz nada pra mudar o rumo! e as arbitragens deste País continuam UMA VERGONHA!!!
Não existe maneira e fazer o sr. vitor pereira levantar o cú do cargo que ocupa?
Temo que não,tem lugar vitlalício garantido, apadrinhado pela corja do Norte e não só.......

....

5 comentários:

  1. Parece-me que isto de acabar com a corrupção só ... à BOMBA, lol

    Um Domingo Feliz

    E já agora uma Segunda-Feira desportiva, também, lol
    .

    ResponderEliminar
  2. Mais um brilhante post! :)
    Estou completamente de acordo. A nossa arbitragem é uma VERGONHA! Ainda ontem foi exemplo disso: não quero teimar mas pareceu-me que o primeiro logo dos lagartos estava fora-de-jogo. Enfim, é mais do mesmo!!

    Não gosto nada de jogos à 2.ª feira. lol

    beijinhos e bom Domingo, Flor!

    ResponderEliminar
  3. Olá Aninha
    pois ontem foi mais uma brilhante arbitragem do nosso Portugal
    1º golo fora de jogo sem margem para duvidas.
    Bom domingo para ti tambem flor do eden.
    e namora bastante que namorar faz bem ....
    beijinhos linda
    ..

    ResponderEliminar
  4. Grande post Margarida!!!

    De facto é vergonhoso verificar como as coisas se passam neste país de brandos costumes à beira-mar plantado...

    Fica bem

    ResponderEliminar

Se vens aqui com a intenção de me ofender dá meia volta ao cavalo e vaza

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...